CI

O que significa um vinho ser certificado como sustentável?

Conceito é mais seletivo do que parece


Foto: Marcel Oliveira

Os consumidores estão cada vez mais cientes das decisões que tomam sobre os produtos que escolhem. Mas há uma falta geral de familiaridade com o que realmente significa sustentabilidade no vinho.

Os conceitos orientadores por trás das abordagens orgânicas e biodinâmicas para a vinificação são facilmente identificáveis para os amantes do vinho. O fato de a agricultura orgânica envolver o trabalho sem o uso de fertilizantes sintéticos, fitosinatiria e outros produtos químicos é fácil de avaliar. O mesmo é verdade para os vinhos biodinâmicos, que ampliam seu alcance para que os enólogos e enólogos adotem uma abordagem holística para cuidar do ecossistema no qual as uvas são cultivadas. O solo e a saúde das plantas são a motivação, não apenas a qualidade da uva transformada em vinho. 

Mas sustentabilidade é mais difícil de definir. Existe uma enorme variabilidade com base nas necessidades e condições de cada armazém individual, dependendo do seu tamanho, âmbito ou localização. Todas as tentativas vêm de eliminar a maior quantidade de resíduos no processo de vinificação. 

Um estudo conduzido em nome de vinícolas de Ontário, no Canadá, em 2016 sugere que a maioria dos consumidores acredita que o vinho sustentável beneficia o meio ambiente, a indústria vinícola local e as condições de trabalho.  

Em última análise, os programas de certificação sustentáveis levam em consideração o sistema vitivinícola como um todo, valorizando os aspectos econômicos, ambientais e sociais, e não apenas o produto resultante. O credenciamento deixa claro para os consumidores que uma lista de verificação de práticas sustentáveis está enraizada nas operações diárias para reduzir o impacto geral da vinícola no meio ambiente. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.