Obra apresenta panorama da evolução recente da agricultura brasileira

Agronegócio

Obra apresenta panorama da evolução recente da agricultura brasileira

Pesquisadores são organizadores de livro
Por:
1077 acessos

Os pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, Lucilio Alves e Carlos Bacha são os organizadores do livro “Panorama da Agricultura Brasileira: estrutura de mercado, comercialização, formação de preços, custos de produção e sistemas produtivos”, lançado neste mês e que enfatiza, nesta primeira edição, as cadeias produtivas da soja, do milho, do algodão, da cana-de-açúcar, da laranja e do café. A obra também traz capítulos que abordam a evolução recente da estrutura produtiva e tecnológica da agropecuária, o PIB do agronegócio brasileiro e preços de terra no Brasil.

O livro evidencia como a agricultura brasileira é um campo gigantesco e repleto de oportunidades de investimento e crescimento. É sempre importante lembrar que a agricultura é um segmento fundamental do agronegócio, que, por sua vez, tem importante participação no PIB nacional, no emprego e nas exportações brasileiras.

Espera-se que esta obra preencha uma lacuna na literatura deste campo de pesquisa, especialmente em termos de estruturas produtivas, formação de preços, custos de produção, uso do solo e concorrência internacional nas principais cadeias agrícolas do agronegócio brasileiro. As evoluções históricas do uso do solo, patamares de preços de terra para diferentes atividades e a evolução do PIB trazem uma série de lições sobre políticas de forma geral. Portanto, as dinâmicas apresentadas no livro podem interessar a pesquisadores de diferentes áreas do agronegócio, assim como contribuir para estudos em diversos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, tanto stricto sensu como latu sensu.

A obra está à venda no site da Editora Átomo (clique aqui) e em breve estará disponível também no 56º Congresso da Sober, que será realizado entre 29 de julho e 1º de agosto, em Campinas (SP).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink