CI

Obra reúne resultados para redução de GEE apresentados na COP21

Os avanços científicos brasileiros sobre a mudança do clima e o atual estágio das políticas públicas voltadas para as emissões de gases de efeito estufa GEE


Os avanços científicos brasileiros sobre a modelagem regional da mudança do clima e o atual estágio das políticas públicas voltadas para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e de adaptação às mudanças climáticas são tema de uma publicação que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
 
A publicação em inglês "Third National Communication of Brazil to the United Nations Framework Convention on Climate Change" (Terceira Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - TNC) aborda os principais esforços feitos pelo Brasil para enfrentar as mudanças climáticas, cujos resultados foram apresentados pelo País na COP21 realizada em Paris, em dezembro de 2015.
 
A obra demonstra os resultados positivos já alcançados com a criação de um programa nacional de pesquisa científica e tecnológica e ações de campo adotadas para reduzir as emissões de GEE. Essas ações foram implementadas nas áreas de uso da terra e florestas, práticas agropecuárias, geração e uso de energia, atividades industriais e tratamento de resíduos. O objetivo do País é reduzir entre 36,1% e 38,9% das emissões projetadas, até 2020.
 
Composta por três volumes, a TNC apresenta uma nova abordagem metodológica e dados relativos a atividades e fatores de emissão, representando um instrumento importante para apoiar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Brasil à Convenção-Quadro. Além dos volumes, um resumo dos resultados integra o sumário executivo, disponível em português na internet.
 
O pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Eduardo Delgado Assad é o coordenador técnico do terceiro volume, intitulado The Third Brazilian Inventory of Anthropogenic Emissions by Sources and Removals by Sinks of Greenhouse Gases. Esta comunicação atende ao acordo estabelecido pela ONU que prevê a elaboração, a atualização e a disponibilização de inventários nacionais de emissões antrópicas por fontes e remoções por sumidouros de GEE não controlados pelo Protocolo de Montreal no período de 1990 a 2010.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.