Ocepar promove fórum para debater integração de cooperativas
CI
Agronegócio

Ocepar promove fórum para debater integração de cooperativas

A idéia é discutir assuntos comuns aos vários ramos em cada região e estimular a realização de reuniões periódicas sobre novos temas
Por: -Giuliano

O Sistema Ocepar reúne nesta segunda-feira (28-05) os presidentes das cooperativas do Paraná no auditório da organização, em Curitiba, para o Fórum dos Presidentes, com início previsto para as 14h. A abertura do evento será feita pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. O dirigente disse que durante o evento será debatida uma proposta de maior integração entre as cooperativas de diversos ramos por região do Estado. “A idéia é discutir assuntos comuns aos vários ramos em cada região – como responsabilidade social, ações integradas junto à comunidade e reivindicações comuns - e estimular a realização de reuniões periódicas sobre novos temas”, explicou Koslovski.

Oportunidade de integração - Segundo o presidente da Ocepar, a tônica do fórum é reunir os presidentes de todos os ramos, permitindo a discussão de questões econômicas e dos temas relacionados ao cooperativismo. Neste evento, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em janeiro pelo presidente Lula, será um dos destaques. O ministro Paulo Bernardo (Orçamento e Gestão) fará uma apresentação aos dirigentes cooperativistas, ao final do evento. O PAC, lançado com o objetivo de destravar a economia e gerar um crescimento sustentável, prevê que 86% dos investimentos programados para o setor de logística nos próximos quatro anos serão feitos pelo governo federal. A previsão é investir R$ 58,3 bilhões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

Infra-estrutura:

Koslovski avalia que contemplar a infra-estrutura do País é de fundamental importância. “Tudo o que for feito para ajudar o setor produtivo a produzir melhor é fundamental”, destacou ele, explicando que hoje existe um gargalo que tem prejudicado o desempenho empresarial brasileiro. “Melhores estradas, rodovias, infra-estrutura portuária, alternativas energéticas, certamente permitiria reduzir o custo Brasil, ampliando nossa competitividade em várias áreas. O exemplo clássico neste campo é a dificuldade vivenciada pelo setor primário, que tem alta competitividade para dentro da porteira e perde esta condição quando o produto sai da porteira”. As informações são da Ocepar.

Veja a íntegra da programação:

14h Abertura - João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar

14h10 Palestra “Ações da Frencoop e análise do andamento dos projetos de lei de interesse das cooperativas em tramitação no Congresso Nacional” - Deputado Odacir Zonta, presidente da Frencoop.

15h45 Coffee break

16h Palestra “Conjuntura econômica mundial brasileira” - Raul Velloso, consultor econômico e ex-secretário de assuntos econômicos do Ministério do Planejamento.

17h30 Apresentação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

18h40 Discussão das ações do Sistema Ocepar em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo - João Paulo Koslovski, presidente do Sistema Ocepar.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink