CI

Ocorrência da ferrugem pode ser acompanhada no mapa atualizado

O Sistema de Alerta da Embrapa Soja disponibilizou o primeiro mapa da ferrugem asiática da safra 2006/2007


O Sistema de Alerta da Embrapa Soja disponibilizou o primeiro Mapa da Ferrugem da da safra 2006/2007. Até o momento já foram encontrados nove focos com mais de uma ocorrência em cada município em vários estados brasileiros, entre eles Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Isto se deve ao fato das temperaturas estarem amenas com as ocorrências de chuvas, propiciando uma alta na umidade do ar dentro das lavouras, acarretando a formação do orvalho matinal, que é o principal fator de desenvolvimento e reprodução da doença. O fungo Phakopsora pachyrhizi se manifesta nas folhas, iniciando na parte baixa da planta. Com a presença de alta umidade (mínimo de 6 h de molhamento foliar) e temperaturas médias amenas (de 20 a 28 C) a produção de esporos aumenta geometricamente. Em virtude disto recomenda-se que os produtores e técnicos façam vistorias urgentes nas lavouras focando em partes com maior índice de umidade, e nas folhas baixeiras. A engenheira agrônoma do portal Agrolink, Giselda Petry, destaca que “a forma de evitar perdas é a aplicação preventiva de fungicidas acompanhados de um técnico e não esperar que a lavoura esteja contaminada para realizá-la”. Para isto existem excelentes fungicidas que os agricultores e assistentes técnicos poderão encontrar dentro do sistema
Agrolinkfito. São produtos recomendados pela Embrapa com registro no Ministério da Agricultura. Na seção Ferrugem Asiática estão localizados Artigos e Informações sobre a doença, danos, controle, etc.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.