Odores de nematóides oferecem vantagem contra pragas

PESQUISA

Odores de nematóides oferecem vantagem contra pragas

Projeto é financiado pelo USDA
Por: -Leonardo Gottems
1046 acessos

Um novo estudo publicado na revista Functional Ecology revelou que os nematóides que matam insetos também produzem sinais químicos distintos, que tornam as folhas de batata menos palatáveis para um tipo de besouro. O besouro da batata do Colorado é uma praga devastadora de folhas em hortas caseiras e de produtos frescos, e também se alimenta de tomate, pimenta, berinjela e outras plantas da família dos "nightshade". 

Em um projeto financiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), entomologistas da Universidade Texas A & M e da Universidade Estadual da Pensilvânia investigaram se os besouros da batata do Colorado e as plantas da batata respondiam à presença de nematóides entomopatogênicos (EPNs). Embora os besouros se alimentem de folhas de plantas acima do solo, eles podem entrar em contato com EPNs à medida que se movem ao longo do solo até uma nova planta hospedeira e quando suas larvas se enterram no solo. 

“Nós sabemos de pesquisas anteriores que predadores e parasitas são atraídos por odores que os ajudam a localizar suas presas. Aqui, queríamos inverter as coisas para ver se insetos e plantas podem sentir, ou ‘cheirar’, as assinaturas químicas de um predador”, disse o Dr. Anjel Helms, da Universidade Texas A & M, que liderou a pesquisa. 

Para determinar se os besouros da batata do Colorado respondem aos sinais químicos emitidos pelas EPNs, os pesquisadores permitiram que besouros escolhessem plantas de batata com ou sem insetos infectados por nematóides no solo circundante. Eles descobriram que os cadáveres de insetos infectados com nematóides produzem odores característicos diferentes daqueles de insetos mortos não infectados. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink