CI

Oeste baiano vai mostrar avanços na fruticultura irrigada

Bom Jesus da Lapa prepara mais uma edição da Feira de Fruticultura Irrigada, promovendo o crescimento do município e da região do Médio São Francisco Baiano


O município baiano de Bom Jesus da Lapa, distante 780 quilômetrios de Salvador, se prepara para mais uma edição da Feira de Fruticultura e Agronegócio de Bom Jesus da Lapa (Frulapa), que acontece de 30 de outubro a 2 de novembro, no estádio Municipal Benjamin Farah. A feira ocupará uma área total de 15 mil metros quadrados e terá estrutura para abrigar 200 expositores em 10 mil metros quadrados.

A previsão dos organizadores é de um público de 50 mil pessoas, entre pesquisadores, empresários, produtores e comerciantes. Os expositores contarão com estandes estruturados com iluminação, decoração, climatização e permitindo a amostragem de produtos e serviços e boa recepção ao visitante.

De acordo com Emerson Cardoso, coordenador regional do Sebrae/BA, a feira é uma excelente oportunidade não só para mostrar os avanços alcançados pela fruticultura no município, mas por abrir a possibilidade de novos investimentos, fechamento de negócios e, principalmente, como um importante instrumento de difusão de tecnologias e troca de experiências e capacitação entre os produtores.

Para este ano, além de palestras, seminários e visitas técnicas, os organizadores promoverão a I Feira Territorial – Território da Cidadania Velho Chico, que contará com a participação de 16 municípios da região. A iniciativa busca incluir a agricultura familiar no contexto do desenvolvimento do agronegócio baiano, divulgando também as potencialidades de cada cidade participante.

A Feira de Fruticultura e Agronegócio de Bom Jesus da Lapa busca potencializar o agronegócio da fruticultura irrigada, viabilizando o crescimento do município e da região do Médio São Francisco Baiano que tem fruticultura uma de suas principais atividades econômicas. Só em Lapa, a atividade que tem na produção de banana seu carro-chefe possui uma produção anual estimada em 117 mil toneladas, entre outras culturas, o que gera um faturamento superior a R$ 50 milhões.

Em 2007, só para a Argentina foram mais de 725 mil quilos de frutas exportadas. Para o leste europeu quase 80 mil quilos de banana comercializadas, e no mesmo ano, ainda foram vendidos para outros países da Europa mais de 18 mil quilos da fruta.

O Projeto de Irrigação Formoso da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), principal pólo produtor de frutas do município, que conta com uma área total de 15 mil hectares, é responsável pela geração de 6 mil empregos diretos. Além dos mais de 800 colonos e produtores de 50 lotes empresariais, cada vez mais empresários e investidores têm demonstrado interesse no projeto.

A 7ª Frulapa é realizada em parceria com a Codevasf, Sebrae/BA, prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Distrito de Irrigação Formoso e Secretaria de Turismo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.