Oeste da Bahia é destaque na produção de cafés Naturais

Agronegócio

Oeste da Bahia é destaque na produção de cafés Naturais

Valorização desta categoria é atestada pelas frequentes compras da Illy, umas das mais exigentes em qualidade do mundo
Por:
1039 acessos
O Oeste da Bahia produz cafés Naturais e Despolpados, em grande escala e ótima qualidade. No entanto, a categoria de café Natural está sendo destaque, comprovado pelo resultado do 9º Concurso de Qualidade Cafés da Bahia, apresentado no último dia 29 de outubro.

Neste concurso estadual, os cafeicultores Agrifirma Campo Aberto, Glauber de Castro e Agrominas, foram os três primeiros colocados, respectivamente, na categoria Natural, sendo todos do Oeste da Bahia. Na categoria Despolpados, os cafeicultores Agrifirma Campo Aberto, Adecoagro e Agronol, da região Oeste, mantiveram excelentes colocações, concorrendo com os tradicionais cafés de Piatã.

Em várias regiões do Estado da Bahia se produz cafés despolpados, tanto o CD (Cereja Descascado), quanto o Fully Washed (Desmucilado). Na região Oeste, as fazendas por apresentarem maiores dimensões têm sido possível a produção destes cafés com escala e mantendo similar qualidade das demais regiões, uma vez que novas tecnologias possibilitam a colheita seletiva e totalmente mecanizada. A valorização desta categoria de café é atestada pelas frequentes compras da Illy, umas das mais exigentes em qualidade do mundo.

Por outro lado, a região Oeste, inserida no bioma Cerrado, oferece as melhores condições para se produzir os cafés Naturais. Por não chover no período da colheita e o processo produtivo ser 100 % mecanizado, tem sido possível aliar a grande escala na produção com qualidade do produto, conforme destaque do último concurso estadual de qualidade.

Estas particularidades conferem uma região singular na obtenção de cafés Naturais e Despolpados, que aliadas a alta tecnologia de produção, está sendo possível avançar no processo de Indicação Geográfica do Café do Oeste da Bahia.

As informações são da assessoria de imprensa da Abacafé – Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink