CI

Oferta de milho pede recorde na exportação

Mesmo que embarque 15 milhões de t, país terá estoque elevado


Mesmo que embarque 15 milhões de toneladas do cereal, país terá estoque elevado

Com os trabalhos de campo concluídos em Mato Grosso e o plantio entrando na reta final no Paraná, a safrinha brasileira de milho começa a ganhar contornos mais definidos e promete alçar a produção total do cereal para um novo recorde na temporada 2013/14, aponta levantamento preliminar da Expedição Safra Gazeta do Povo. Com 35,8 milhões de toneladas no verão e outras 37,3 milhões de toneladas no inverno, o Brasil ultrapassa pela primeira vez a marca das 73 milhões de toneladas produzidas.


Essa projeção considera Indicador de Safra de verão estimado pela Expedição durante a etapa de plantio. Os dados estão sendo revisados pelos técnicos e jornalistas e uma nova bateria de números sobre a colheita de verão e será divulgada nas próximas semanas.

Os números indicam um crescimento de 0,5% na safra brasileira de milho justamente num ano em que a produção mundial do cereal também aponta para cima e chega perto da inédita marca de 1 bilhão de toneladas. De acordo com a Informa Economics, a produção global de milho deve se recuperar do tombo do ano passado com um salto de 15% no ciclo 2013/14, chegando a 975,3 milhões de toneladas. A estimativa da consultoria norte-americana considera safras maiores não só no Brasil, mas também na União Europeia, na Argentina e nos Estados Unidos.

No ano passado, quebras severas de safra nesses dois últimos países permitiram aos produtores brasileiros exportar volume recorde de 22,3 milhões de toneladas de milho, enxugando a oferta interna mantendo os preços domésticos elevados mesmo em um ano de produção recorde. Neste ano, com o retorno de argentinos e norte-americanos ao mercado internacional, o Brasil pode ter dificuldades para dar vazão à grande produção prevista para 2012/13.


Mesmo que consiga embarcar 15 milhões de toneladas como prevê a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve encerrar a temporada com os maiores estoques de milho da série histórica da estatal, que tem início em 1996/97. Cerca de 15,6 milhões de toneladas.

Sondagem

Desde o início do plantio da safra de verão, em outubro do ano passado, os técnicos e jornalistas da Expedição Safra percorreram 53 mil quilômetros por 14 estados brasileiros, entrevistando produtores, técnicos, analistas, cooperativas e empresas do setor para estimar o tamanho da safra de grãos nacional e discutir as principais variáveis que impactam o agronegócio. Retornos ao campo para verificações pontuais e as viagens por Argentina, Paraguai e Índia devem elevar esse número para mais de 60 mil quilômetros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.