Oferta de milho pede recorde na exportação
CI
Agronegócio

Oferta de milho pede recorde na exportação

Mesmo que embarque 15 milhões de t, país terá estoque elevado
Por:
Mesmo que embarque 15 milhões de toneladas do cereal, país terá estoque elevado

Com os trabalhos de campo concluídos em Mato Grosso e o plantio entrando na reta final no Paraná, a safrinha brasileira de milho começa a ganhar contornos mais definidos e promete alçar a produção total do cereal para um novo recorde na temporada 2013/14, aponta levantamento preliminar da Expedição Safra Gazeta do Povo. Com 35,8 milhões de toneladas no verão e outras 37,3 milhões de toneladas no inverno, o Brasil ultrapassa pela primeira vez a marca das 73 milhões de toneladas produzidas.


Essa projeção considera Indicador de Safra de verão estimado pela Expedição durante a etapa de plantio. Os dados estão sendo revisados pelos técnicos e jornalistas e uma nova bateria de números sobre a colheita de verão e será divulgada nas próximas semanas.

Os números indicam um crescimento de 0,5% na safra brasileira de milho justamente num ano em que a produção mundial do cereal também aponta para cima e chega perto da inédita marca de 1 bilhão de toneladas. De acordo com a Informa Economics, a produção global de milho deve se recuperar do tombo do ano passado com um salto de 15% no ciclo 2013/14, chegando a 975,3 milhões de toneladas. A estimativa da consultoria norte-americana considera safras maiores não só no Brasil, mas também na União Europeia, na Argentina e nos Estados Unidos.


No ano passado, quebras severas de safra nesses dois últimos países permitiram aos produtores brasileiros exportar volume recorde de 22,3 milhões de toneladas de milho, enxugando a oferta interna mantendo os preços domésticos elevados mesmo em um ano de produção recorde. Neste ano, com o retorno de argentinos e norte-americanos ao mercado internacional, o Brasil pode ter dificuldades para dar vazão à grande produção prevista para 2012/13.

Mesmo que consiga embarcar 15 milhões de toneladas como prevê a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve encerrar a temporada com os maiores estoques de milho da série histórica da estatal, que tem início em 1996/97. Cerca de 15,6 milhões de toneladas.


Sondagem

Desde o início do plantio da safra de verão, em outubro do ano passado, os técnicos e jornalistas da Expedição Safra percorreram 53 mil quilômetros por 14 estados brasileiros, entrevistando produtores, técnicos, analistas, cooperativas e empresas do setor para estimar o tamanho da safra de grãos nacional e discutir as principais variáveis que impactam o agronegócio. Retornos ao campo para verificações pontuais e as viagens por Argentina, Paraguai e Índia devem elevar esse número para mais de 60 mil quilômetros.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.