CI

Oferta de pluma poderá dar salto no MT em 2017/18

A expansão da cultura é observada pelos técnicos da Companhia em todo o Centro-Oeste



A cultura com maior expansão anual segue sendo o algodão. No entanto, nesse novo levantamento, a alta passa de 5,2% como a apontada em janeiro para 14% agora em fevereiro. De acordo com a Conab, Mato Grosso vai colher 1,15 milhão de toneladas ante 1,01 milhão da safra passada. 

A expansão da cultura é observada pelos técnicos da Companhia em todo o Centro-Oeste, principal produtora da fibra. Há projeção de crescimento na área plantada de 12,2%, quando comparada com o exercício anterior. Em Mato Grosso, o plantio do algodão primeira safra que se concentra predominantemente na região sudeste e finalizado.

O espaço dedicado à cultura saltou de 81,8 mil hectares no ciclo 2016/17, para 112,8 mil hectares na atual temporada. “Parte do aumento se deve à incorporação de áreas de soja, substituídas pela pluma devido ao atraso das chuvas. Os talhões já semeados estão em desenvolvimento vegetativo e a avaliação da lavoura incipiente é considerada boa/ótima. O cultivo do algodão segunda safra está transcorrendo bem. Na região oeste, maior produtora da pluma, o plantio atingiu 30% no fechamento de janeiro. “A expectativa é que os trabalhos estejam finalizados até a segunda quinzena de fevereiro em todo o Estado”. 

Os bons preços, comparados ao milho segunda safra, e o clima favorável têm contribuído para o aumento do cultivo da pluma, que sairá de 627,8 mil hectares no ciclo 2016/17 para 703,1 mil hectares, no atual, incremento de 12% no período. 

Em Mato Grosso, a semeadura da segunda safra de milho está em ritmo lento. Até o fechamento de janeiro, cerca de 15% da área havia sido cultivada, a menos de um mês para o final da janela ideal de plantio. Assim, inicialmente, existe a possibilidade de redução da área semeada com o cereal, associada à redução da tecnologia aplicada, em relação ao ciclo anterior. 

Estima-se o cultivo total de 4,33 milhões de hectares, ante aos 4,60 milhões do ciclo anterior, recuo de 5,9% no período. A Conab destaca, no entanto, que, ainda é cedo para definir a magnitude do decréscimo de área, mas fatores como deslocamento da janela de plantio, preços baixos do cereal e opções por outras culturas de segunda safra têm desestimulado os produtores rurais. 

Quanto à produtividade, espera-se média de 6.048 kg/ha, ante aos 6.212 kg/ha na safra 2016/17. A partir desse indicador, a produção esperada é de 26,21 milhões t ante aos 28,61 milhões registrados na safra 2016/17, decréscimo de 8,4% no volume produzido no período. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.