CI

Oferta e demanda retraídas sustentam preços do açúcar


A oferta de açúcar no mercado spot do Estado de São Paulo foi pequena no período de 13 a 19 de fevereiro, em função, principalmente, do período de entressafra. As compras ficaram retraídas, com os compradores, na sua maioria, retirando volumes negociados anteriormente. A média do Indicador ESALQ/BM&F para o açúcar cristal foi de R$ 45,35/saca 50 kg, alta de 0,83% sobre a média do período de 06 a 12/02.

Notícias de que o setor sucroalcooleiro se comprometeu a aumentar a produção de álcool podem contribuir para a sustentação dos preços tanto internos quanto externos do açúcar, na próxima safra. Para o mercado internacional, essa medida indica que um volume menor de açúcar deverá ser exportado pelo país.

Em 2002, as exportações brasileiras de açúcar aumentaram 18,67% se comparadas a 2001, segundo a Unica. No ano passado, foram exportadas 13,67 milhões de toneladas do produto, contra 11,17 milhões de toneladas em 2001. O principal mercado importador do açúcar brasileiro ainda é a Rússia. No entanto, os embarques para aquele país caíram de 3,34 milhões de toneladas em 2001 para 2,36 milhões de toneladas em 2002. O segundo maior importador do produto brasileiro foi o Egito, que ampliou de 661,4 mil para 1 milhão de toneladas o volume comprado do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.