Oficina de Concertação define temas para capacitações em 2017

Agronegócio

Oficina de Concertação define temas para capacitações em 2017

Cada grupo identificou as principais demandas tecnológicas e de capacitação para a realização de Oficinas Temáticas
Por:
258 acessos

Cada grupo identificou as principais demandas tecnológicas e de capacitação para a realização de Oficinas Temáticas

Cerca de 50 técnicos agrícolas participaram, nos dias 16 e 17 de novembro, da Oficina de Concertação - Etapa 2016, evento promovido pela Embrapa Roraima e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Oficina teve por objetivo identificar e multiplicar ações de inovação para a agricultura familiar, promovendo a construção de agendas conjuntas de trabalho entre a Embrapa e os técnicos agrícolas da Exoticmazon, empresa contratada pela Chamada Pública do MDA para prestação de assistência técnica em Roraima.

O evento foi dividido em dois momentos. No primeiro, buscou-se o nivelamento de informações entre o MDA, a Embrapa e a Exoticmazon. Depois, os técnicos foram agrupados em quatro equipes, tendo como base suas regiões de atuação no Estado (Norte, Sul, Central e Indígena). Cada grupo identificou as principais demandas tecnológicas e de capacitação para a realização, em 2017, de Oficinas Temáticas.

Segundo o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima, Miguel de Moura Neto, uma dos temas mais demandados foi o Sisteminha Embrapa, com ênfase na avicultura e horticultura. Também houve interesse em capacitações para a suinocultura, análise de solos e pecuária leiteira, com a possibilidade de atendimento pelo projeto Balde Cheio.

Para o gestor, o evento trouxe desdobramentos positivos. "Foi importante para conhecermos os trabalhos dos técnicos da Exoticmazon e estruturarmos as Oficinas Temáticas com base na realidade e nas expectativas deles", explica.

O engenheiro agrônomo Ítalo Valle foi um dos participantes da Oficina. Para ele, as discussões e os levantamentos feitos no evento ajudarão no desenvolvimento dos trabalhos com os produtores. " As capacitações que serão realizadas em 2017 serão importantes para promover a atualização dos técnicos, o que contribuirá para a promoção de uma assistência técnica mais eficaz em Roraima", completa.

Entenda

A Oficina de Concertação é uma realização da Embrapa Roraima e da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA-MDA-RR) e faz parte das ações do Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade para a Agricultura Familiar, as quais foram formalizadas por meio de um Contrato de Cooperação entre a Embrapa e o MDA.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink