CI

Oficina de Ovinos na Expointer aborda manejo sanitário e técnica australiana de tosquia

Iniciativa ocorre durante todos os dias da feira, entre 9h e 19h, no Pavilhão de Bovinos de Corte e Ovinos


Iniciativa ocorre durante todos os dias da feira, entre 9h e 19h, no Pavilhão de Bovinos de Corte e Ovinos

Destacando uma das mais tradicionais atividades rurais gaúchas, a Oficina de Ovinocultura integra a programação oficial do Senar-RS na Expointer 2016. A ação leva aos visitantes informações a respeito da cadeia produtiva com foco no desenvolvimento do setor. São abordados pontos que visam o melhor manejo dos ovinos na propriedade. Gratuita e aberta ao público, a iniciativa ocorre durante todos os dias da feira, entre 9h e 19h, no Pavilhão de Bovinos de Corte e Ovinos.

A principal atividade é o manejo sanitário de ovinos, onde técnicos do SENAR-RS dão orientações gerais sobre boas práticas, uso correto de medicamentos, alimentação, entre outros temas. No espaço, os visitantes podem conhecer parte dos conteúdos previstos pelos cursos regulares realizados em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Ações paralelas

Durante os dias 29, 30 e 31 de agosto, ocorre uma oficina de tosquia tally hi, técnica australiana que permite a esquila das ovelhas de forma mais rápida que o método tradicional, proporcionando maior conforto para os animais e ganho de produtividade. Entre os pontos da oficina estão trabalhos preliminares, ordem de tosquia dos animais e cuidados durante e após a atividade. A ação é uma parceria do Senar-RS com a Associação Brasileira de Criadores de Ideal, Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e Associação Brasileira de Criadores de Merino Australiano.

Nestes três dias, também será realizado o Concurso de Velo, que tem por objetivo promover e reconhecer a excelência da lã gaúcha. Formada por técnicos e especialistas da ovinocultura, a comissão julgadora avaliará o melhor velo. Participam animais das raças ideal, corriedale e merino australiano. O concurso ocorrerá no estande do Senar, localizado no Pavilhão de Ovinos.

Programação oficinas de tosquia tally hi e Concurso de Velo
29/08, 15h - Merino Australiano 30/08, 14h - Corriedale31/08, 10h - Ideal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.