Oficina mostra a produtores rurais como gerir custos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)


Agronegócio

Oficina mostra a produtores rurais como gerir custos

Capacitação de quatro horas ajuda agricultor a tornar sua propriedade rentável
Por:
847 acessos

Para ajudar donos de pequenas propriedades rurais a gerir melhor seus negócios, o Sebrae lança uma oficina específica para empreendedores do setor. Os interessados em participar devem procurar as unidades estaduais da instituição, capacitadas para realizar o treinamento, que tem como tema “Custos de Produção na Propriedade Rural”. Essa oficina ajuda o produtor a compreender a composição do custeio e sua influência no resultado econômico da propriedade.

A programação é presencial e oferecida com carga de quatro horas. Num primeiro momento, a meta do Sebrae é atender 11 mil produtores que já participam de outros projetos da instituição, além de oferecer a capacitação em assentamentos rurais. Paulo Alvim, gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, diz que os conteúdos oferecidos são importantes para que o empreendedor saiba quanto custa sua produção. “Controlar custos é a base para saber se a atividade desenvolvida na propriedade está sendo rentável e direciona a capacidade produtiva para geração de renda. Como a atividade agropecuária tem seu preço definido pelo mercado, geralmente após a produção concluída, saber calcular custos é básico para se ter uma boa atuação”, afirma.

As primeiras turmas-piloto foram realizadas nas cidades de Tejuçuoca, no Ceará, e em Aracaju, em Sergipe. Ao todo, 120 gestores foram capacitados para serem multiplicadores da metodologia. “Um dos pontos fortes da oficina é a exposição oral de exemplos”, assinala Michelle Carsten, uma das coordenadoras do projeto pelo Sebrae. O valor para participar, segundo ela, varia de acordo com o estado.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink