CI

OGMs poderiam impulsionar fruticultura do Chile

"No nível de pesquisa e desenvolvimento, existem algumas iniciativas"


Foto: Pixabay

Embora as culturas geneticamente modificadas (OGMs) no Chile não sejam muito comuns na área de frutas, elas apresentam oportunidades interessantes. Miguel Ángel Sánchez, Doutor em Ciências Biológicas e Diretor Executivo da ChileBio explicou ao PortalFrutícola.com que no Chile apenas a tecnologia é usada para produção de sementes para exportação, principalmente milho, soja e canola e para atividades de pesquisa de campo para o desenvolvimento de novos híbridos, variedades e culturas geneticamente modificados. 

“No nível de pesquisa e desenvolvimento, existem algumas iniciativas no setor acadêmico em que foram feitas tentativas para avançar no desenvolvimento de frutas transgênicas. Mas estes não chegaram ao estágio comercial devido à falta de apoio financeiro e falta de segurança regulatória, onde existem lacunas legais para o uso da tecnologia no país. Por exemplo, videiras resistentes a fungos, maçãs com melhor conteúdo nutricional, limões tolerantes à solução salina, entre outros, foram desenvolvidas”, afirma. 

Ele acrescentou que globalmente existem duas frutas geneticamente modificadas disponíveis comercialmente; um mamão resistente a doenças virais e uma maçã com oxidação retardada para diminuir o desperdício de alimentos. Quanto ao uso que eles poderiam ter na indústria de frutas no Chile, ele apontou que "mais do que produtos específicos que podem ser úteis para a agricultura nacional, você pode tirar proveito das oportunidades e do potencial oferecido pela própria tecnologia". 

“Há muito conhecimento em genética de culturas e ferramentas moleculares para trabalhar com eles. Por exemplo, poderia ser feito progresso no desenvolvimento de videiras e / ou mirtilos resistentes à Lobésia, árvores frutíferas tolerantes ao frio, culturas tolerantes à seca, etc”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.