CI

OIC reduz previsão de produção mundial de café em 2009

A queda se deve à redução nas projeções de produção de diversos países da América Central


A Organização Internacional do Café (OIC) reduziu sua estimativa para a produção mundial de café em 2008/09 para 127 milhões de sacas de 60 kg, contra previsão anterior de 127,8 milhões, afirmou o diretor-executivo da entidade, Nestor Osorio, em um relatório mensal divulgado nesta quarta-feira.

A queda se deve à redução nas projeções de produção de diversos países da América Central, particularmente na Guatemala, onde a safra 08/09 está agora estimada em 3,37 milhões de sacas, contra 3,90 milhões de sacas anteriormente.

"A redução na Colômbia e na América Central está contribuindo com a criação de um frágil equilíbrio de oferta e demanda", afirmou Osorio.

"Esse frágil equilíbrio é particularmente preocupante em tempos em que os estoques são baixos, considerando que este é o ano de baixa no ciclo de produção do arábica", acrescentou.

A OIC estimou a produção da Colômbia em 08/09 em 10,5 milhões de sacas, inalterada em relação à previsão do mês anterior, mas um volume bem abaixo da colheita de 07/08 (12,52 milhões).

Osorio colocou o consumo global no ano calendário de 2008 em 128 milhões de sacas, alta na comparação com 2007 (126,5 milhões).

Ele não forneceu uma estimativa para 2009, mas disse que não havia indicação de impacto significativo da crise mundial no consumo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.