Óleo de fruta pode ser usado como inseticida

DESCOBERTA

Óleo de fruta pode ser usado como inseticida

"Estamos trabalhando para colocar essa substância no mercado
Por: -Leonardo Gottems
519 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Gurupi, desenvolveram um óleo da fruta noni que pode ser utilizado como repelente e inseticida. De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora Talita Ferreira, o óleo é desenvolvido a partir da polpa da fruta. 

Nesse cenário, Talita informou que os mosquitos morrem poucos minutos após entrarem em contato com o composto. A descoberta brasileira foi apresentada durante I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), realizada entre os dias 21 e 22 desse mês na UFT, em Palmas. 

Segundo a pesquisadora, a cada nova fase da pesquisa são descobertas novas funções para a fórmula. Além de repelente utilizado pata afastar mosquitos, o produto vem sendo testados em um método muito maior, para ser aplicado visando a prevenção de pragas e doenças nas lavouras. 

Talita Ferreira explicou também que o composto é produzido através de um método chamado hidrodestilação, que é uma variante da destilação a vapor. Nesse caso, a mistura é aquecida e materiais voláteis são levados no vapor, condensados e separados, para conseguir fazer com que a mitura consiga ser transformada em um composto capaz de agir como um pesticida. 

“Onde usa um Clevenger para misturar os frutos com a água; essa água entra em ebulição, e enquanto isso, o óleo vai evaporar e depois passar por um condensador tornando-se líquido novamente. Para colocar essa substância no mercado estamos trabalhando em um projeto para desenvolver um plano de negócios para produzir em longa escala", conta a pesquisadora. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink