CI

Óleo de soja deve liderar alta dos preços: ENTENDA

Isso depois da alta do óleo de palma


Foto: Pixabay

A oferta apertada de soja deve fazer preços do óleo de soja liderar a alta dos preços no primeiro trimestre de 2021, segundo afirmou a TF Agroeconômica. De acordo com a consultoria, citando Dorab Mistry, diretor da Godrej International, a seca na América do Sul se tornará o propulsor de preços. "Se perdermos 20 milhões de t [de soja] na América do Sul, tenho certeza que os futuros do óleo de soja da CBOT chegariam a 45 ct/lb ou mais e o grão será negociado a US$ 14/bu ou até mais alto", disse ele. 

“Depois de atingir a marca de 44 ct/lb na quarta-feira, os futuros do óleo de soja da CBOT caíram na quinta-feira e estavam sendo negociados a 43,25 ct/lb na posição de março, enquanto os futuros de soja estavam sendo negociados abaixo de US $ 13,45/bu. Mistry espera movimentos voláteis de preços nos próximos três meses, com acomodação dos preços vindo apenas após maio, uma vez que a produção de óleo de palma na Indonésia e Malásia aumentará sazonalmente seguida de potenciais "quedas dramáticas", informa a consultoria. 

Nesse sentido, a visão de Mistry foi ecoada por Thomas Mielke, diretor executivo da Oil World, que disse que os estoques globais de soja devem encolher pelo segundo ano consecutivo em 2020/21, em parte devido à seca na Argentina e no Brasil. "A seca incomum de setembro a dezembro prejudicou fortemente as culturas de soja na América do Sul", alertou, acrescentando que  as  previsões  da  safra de  soja da América Latina  da  Oil  World estão  16 milhões de t  abaixo da previsão atual do mercado. 

A Oil World espera que o Brasil colherá 128 milhões de t de soja, e a Argentina 46 milhões de t, em comparação com a previsão atual do USDA de 133 milhões e 51 milhões, respectivamente. "O clima sul-americano continua sendo uma grande incerteza a ser observado", concluiu Mielke. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.