CI

Olericultura será tema de dia de campo em São Sebastião do Caí

A Câmara Regional de Olericultura programa para a próxima sexta-feira (25/11), um dia de campo com diversos temas relacionados à produção olerícol


A Câmara Regional de Olericultura - com o apoio da Emater/RS-Ascar, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Cooperativa Piá - programa para a próxima sexta-feira (25/11), um dia de campo com diversos temas relacionados à produção olerícola. Com início previsto para as 13h30, o evento ocorre na propriedade dos agricultores Simone e Paulo Rauber, da localidade de Vigia, em São Sebastião do Caí. O evento estava marcado, inicialmente, para o último dia 21 de outubro. Mas foi adiado devido às fortes chuvas que ocorreram na região naquela semana.

A atividade objetiva, de acordo com o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, responder aos principais gargalos relacionados à produção olerícola e que são fruto de uma pesquisa realizada em 80 propriedades rurais do Vale do Caí. "São temáticas relacionadas à realidade das famílias produtoras de olerícolas, que visam alcançar a superação de eventuais problemas, qualificando a ação técnica de Extensão Rural junto a este público", observa.

De acordo com Bernardi, as estações encaixam-se na lógica de ampliação de eficiência no manejo de doenças e pragas, passando pela adoção de medidas de monitoramento e controle com múltiplas ferramentas culturais, de seleção de cultivares com resistência a determinadas doenças e viroses, até chegar a correta seleção e uso de grupos químicos que evitem a obtenção de resistência por insetos praga, como é o caso da mosca branca. "A intenção também é reduzir os custos da lavoura, a partir da ampliação de eficiência com diminuição de uso de produtos", salienta.

Futuramente outras atividades serão promovidas por meio de articulação da Câmara Regional de Olericultura. Entre elas está o Primeiro Encontro Regional da Olericultura do Vale do Caí, que será realizado no Centro de Eventos do Parque Municipal de Bom Princípio, no próximo dia 05 de dezembro. A programação inicia às 08h30, com diversas palestras e painéis. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar dos municípios envolvidos.

Programação:

Estação 1 - Planejamento sistêmico da UPF olerícola com vistas à redução da carga de contaminantes - manejo de solo, equilíbrio da fertilidade, seleção das cultivares e estratégias de manejo integrado (a cargo da UCS e da Emater/RS-Ascar).

Estação 2 - Mosca branca - ciclo e estratégias de controle integrado com associação de mecanismos para evitar resistência (a cargo da Emater/RS-Ascar).

Estação 3 - Doenças na cultura do pimentão, principais estratégias de manejo (a cargo da Cooperativa Piá).

Estação 4 - Importância nutricional das olerícolas como estratégia de segurança e soberania alimentar para quem produz e consome e também enquanto ferramenta de vendas das famílias envolvidas (a cargo da Emater/RS-Ascar).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.