Olivicultura

Olivicultura é tema de Seminário Técnico na Emater/RS-Ascar

Com vagas limitadas a 140 participantes, os eventos objetivam revisar e avaliar as ações e tecnologias aplicadas na produção de oliveiras
Por:
17 acessos

Cuidados na formação de um olival no RS e Políticas Públicas para Olivicultura são alguns dos temas a serem abordados no Seminário Técnico de Olivicultura e Salão do Azeite Gaúcho que acontecem na próxima semana (30/11), no Auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Com vagas limitadas a 140 participantes, os eventos objetivam revisar e avaliar as ações e tecnologias aplicadas na produção de oliveiras.

A abertura oficial será às 8h30, com a presença dos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ernani Polo e Tarcísio Minetto, do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Bernardo Todeschini, do presidente do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), Eudes Marchetti, e do presidente anfitrião, Clair Kuhn, entre outros.

Com moderação de Paulo Lipp João, da Câmara Setorial da Oliveira da Seapi, o engenheiro agrônomo e consultor uruguaio, Facundo Herrera, palestra sobre Planejamento e Implantação de um Olival. Em seguida, o pesquisador e engenheiro agrônomo da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Dori Edson Nava, fala sobre Controle da lagarta-da-oliveira Palpita spp.

À tarde, a partir das 13h, e com moderação de Pedro Pascotini, do Sebrae, acontece os painéis sobre Cuidados na formação de um olival no RS, apresentado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Antônio Conte, Políticas Públicas para Olivicultura, pelo também engenheiro agrônomo do Mapa de Brasília, Marcus V. Miranda Martins, e sobre Critérios na Avaliação Sensorial do Azeite, com a professora Isabel K. Machado, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O encerramento está previsto para as 16h.

De acordo com dados da Emater/RS-Ascar, o Rio Grande do Sul possui 121 produtores de oliveiras, que cultivam 2.536,30 hectares e produzem 705,80 toneladas de azeitonas.

O Seminário Técnico de Olivicultura e o Salão do Azeite Gaúcho são realizados pela Emater/RS-Ascar, Seapi e Embrapa, entre outras instituições, com apoio do Mapa, da SDR e do Ibraoliva.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink