CI

OMS continua recomendando o Tamiflu contra o vírus A (H1N1)

OMS continua recomendando o Tamiflu o vírus A (HI1NI) da gripe suína


AFP - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira que mantém a recomendação para os antivirais utilizados até agora contra o vírus da gripe suína, por considerar o primeiro caso de resistência ao Tamiflu algo "isolado".

"Não mudamos nossas recomendações no que diz respeito aos antivirais que existem hoje em dia", explicou à AFP uma porta-voz da OMS.

A organização considera que as duas moléculas que recomendou até o momento contra o vírus A (H1N1) continuam sendo eficazes: o oseltamivir, contido no Tamiflu do laboratório suíço Roche, e o zanamivir (Relenza), do laboratório britânico GlaxoSmithKline.

Para a OMS, o caso de resistência ao Tamiflu observado na Dinamarca é um caso isolado que não tem implicação para a saúde pública.

O Instituto Dinamarquês de Sorologia revelou na segunda-feira ter detectado o primeiro caso de resistência ao Tamiflu, e que o paciente enfermo teve que ser tratado com o outro antiviral.

A Roche confirmou a informação, mas minimizou o fato, por alegar que o vírus A (H1N1) se tornou globalmente resistente ao antiviral.

"Casos de resistência ao Tamiflu já foram registrados para H5N1 da gripe aviária", lembrou a porta-voz da OMS.

A gripe suína contaminou 77.201 pessoas em 120 países e territórios, com 332 morts, segundo o último balanço da OMS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.