Opção pelo trigo acaba pressionando preços do milho

COTAÇÕES

Opção pelo trigo acaba pressionando preços do milho

"Com pouca soja para vender, os agricultores lançam mão do milho para se capitalizar"
Por: -Leonardo Gottems
764 acessos

Os agricultores da Região Sul do País estão substituindo o milho pelo trigo para utilizar como alimento para os animais. Isso porque o excesso de chuvas na região acabou deixando o trigo com uma baixa qualidade, a ponto de que ficasse impróprio para o consumo humano, sendo então utilizado para os animais. 

“A diferença a menor pode ultrapassar 13%. Com isto, está havendo um aumento na demanda por “triguilho”, por parte das fábricas de ração em detrimento do milho”, diz ele, explicando que os agricultores utilizam o produto na composição de rações. 

Outro fator que provocou a venda de milho nos estados do Centro-Oeste, onde não se planta muito trigo, é a proximidade do vencimento dos compromissos de safra. “Com pouca soja para vender, os agricultores lançam mão do milho para se capitalizar, pagando os compromissos bancários e adquirindo insumos para o próximo plantio. Por outro, as vendas de insumos pelo processo de barter aumentaram os volumes de coberturas realizadas na B3, provocando as altas dos últimos dias”, comenta. 

Nesse cenário, o Segundo Levantamento da Safra 2018/2019, divulgado nesta quinta-feira (08.11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aumentou em 2,1 milhões de toneladas a sua projeção dos estoques finais desta safra, ou 17,95%, passando de 11,16 milhões de toneladas para 13,17 milhões de toneladas. 

 “Isto significa preços menores durante o período, como é o que já está acontecendo (esta projeção confirma a pouca viabilidade de novas altas significativas de preço, pelo menos não aos níveis em que já estiveram nos meses de maio-junho passados)”, explica.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink