Operação contra abigeato apreende 3 toneladas de carne

Imagem: Leandro Centeno - Seapdr

FISCALIZAÇÃO

Operação contra abigeato apreende 3 toneladas de carne

Foram fiscalizados 27 municípios da região Sul gaúcha
Por: -Eliza Maliszewski
450 acessos

Uma operação conjunta apreendeu 3.357,84 toneladas de carne imprópria para consumo na Região Sul do Rio Grande do Sul.

Com foco em combate ao abigeato, 129 policiais militares e 41 viaturas da Brigada Militar, com apoio da Vigilância Sanitária, Ministério Público e Inspetoria Veterinária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), vistoriaram 107 estabelecimentos comerciais e frigoríficos. 

Só no município de Pinheiro Machado,  foram apreendidos quase 690 kg de carnes. Todos os produtos apresentavam falhas no acondicionamento, estavam com data de validade vencida ou  deteriorados, representando risco para a saúde dos consumidores. Os produtos foram encaminhados para uma empresa de Pelotas e serão destinados à produção de ração animal. Em Dom Feliciano foram apreendidos cerca de 350 kg de carne bovina e suína, além de salsichões e carne moída. Todo o volume apreendido foi inutilizado com clorofina e enterrado no aterro municipal.

Além disso as equipes também realizaram patrulhamento em áreas rurais de 27 municípios gaúchos, com 13 barreiras de trânsito. Foram abordadas 225 pessoas, 115 veículos fiscalizados e 7 autuados.

O abate clandestino geralmente fruto de abigeato, sem nota fiscal, com a mistura de carnes que não são da mesma espécie, causam riscos para a saúde da população. 


 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink