CI

Operação contra abigeato apreende 3 toneladas de carne

Foram fiscalizados 27 municípios da região Sul gaúcha


Foto: Leandro Centeno - Seapdr

Uma operação conjunta apreendeu 3.357,84 toneladas de carne imprópria para consumo na Região Sul do Rio Grande do Sul.

Com foco em combate ao abigeato, 129 policiais militares e 41 viaturas da Brigada Militar, com apoio da Vigilância Sanitária, Ministério Público e Inspetoria Veterinária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), vistoriaram 107 estabelecimentos comerciais e frigoríficos. 

Só no município de Pinheiro Machado,  foram apreendidos quase 690 kg de carnes. Todos os produtos apresentavam falhas no acondicionamento, estavam com data de validade vencida ou  deteriorados, representando risco para a saúde dos consumidores. Os produtos foram encaminhados para uma empresa de Pelotas e serão destinados à produção de ração animal. Em Dom Feliciano foram apreendidos cerca de 350 kg de carne bovina e suína, além de salsichões e carne moída. Todo o volume apreendido foi inutilizado com clorofina e enterrado no aterro municipal.

Além disso as equipes também realizaram patrulhamento em áreas rurais de 27 municípios gaúchos, com 13 barreiras de trânsito. Foram abordadas 225 pessoas, 115 veículos fiscalizados e 7 autuados.

O abate clandestino geralmente fruto de abigeato, sem nota fiscal, com a mistura de carnes que não são da mesma espécie, causam riscos para a saúde da população. 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.