CI

Operação interdita frigoríficos e apreende 600 quilos de carne imprópria para o consumo

Foram apreendidos e inutilizados 600 quilos de carne imprópria para o consumo humano


Operação da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé em parceria com a fiscalização agropecuária interditou nesta terça-feira (12/11) três frigoríficos nos municípios de Parobé, Araricá e Taquara. Foram apreendidos e inutilizados 600 quilos de carne imprópria para o consumo humano. 

Nesta ação, atuaram oito equipes formadas por 19 servidores da Secretaria da Agricultura (Seapdr), sendo que 17 deles são fiscais estaduais agropecuárias de Porto Alegre e do interior do Estado, além de agentes da polícia. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, em quatro frigoríficos (um já estava com atividades suspensas), em uma fábrica de embutidos e em quatro em estabelecimentos comerciais. 

“O consumo de carne imprópria traz diversos prejuízos à saúde, desde toxinfecções alimentares até doenças zoonóticas graves”, alerta a fiscal estadual agropecuária Ângela Antunes, diretora da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), que participou da operação. 

Durante oito meses, a Decrab investigou uma quadrilha envolvida com abigeato e constatou que, algumas vezes, uma das empresas recebeu animais que já chegaram mortos ao frigorífico. Neste período, a Polícia Civil e a Seapdr apreenderam aproximadamente 10 toneladas de carne imprópria para o consumo humano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.