CI

Operação Piracema recolhe 1,8 mil metros de redes de pesca

Concluída nessa segunda-feira, 29, a ação ocorreu nos rios Tocantins, Sono, Araguaia e seus afluentes


Foto: Pixabay

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu mais uma etapa da Operação Piracema 2023/2024 na segunda-feira, 29, intensificando o combate à pesca ilegal durante o período de defeso. Iniciada na quinta-feira, 25, a ação coordenada resultou na apreensão de 1,8 mil metros de redes de emalhar e no resgate de um exemplar da fauna silvestre da espécie Pecari tacaju, conhecido como caititu. O animal foi entregue à equipe do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

A equipe de fiscalização, liderada pelo fiscal ambiental Antoniel Gouveia, atuou nos rios Tocantins, Sono, Araguaia e seus afluentes, abrangendo os municípios de Rio Sono, Pedro Afonso, Couto Magalhães, Juarina, Pau D'Arco e o distrito de Garimpinho.

A operação, que ocorreu em ambientes terrestres e aquáticos, teve como principal objetivo coibir a pesca predatória e o transporte ilegal de pescado. Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Naturatins, destacou que essas ações fazem parte do compromisso do instituto na proteção dos ecossistemas aquáticos e na promoção da sustentabilidade, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental. Ele ressaltou que as ações estão em conformidade com a Portaria nº 155/2023, que estabelece diretrizes para o período da Piracema no estado do Tocantins.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.