CI

Opinião: E a Copa nos fez repensar o Brasil

por Luiz Marins


por Luiz Marins
    
Se seremos campeões ou não ainda não dá pra saber. Se foi bom ou foi ruim, também não dá pra saber. Se valeu a pena, também não dá pra saber. Se será um sucesso ou uma grande catástrofe, também não dá pra saber...
    
O que dá pra saber é que a Copa mexeu com o Brasil e fez com que todos nós passássemos a discutir política, direitos, gastos governamentais, segurança pública, educação, saúde, eleições e até futebol... Nada ficou fora de campo neste tempo de Copa, que mexeu com o Brasil de uma forma jamais esperada. As autoridades esperavam que o povo fosse falar só de futebol e o que parece ter acontecido é que a Copa propiciou uma reavaliação do Brasil inteiro. Isso me parece ter sido um bom legado, pois teremos eleições e como povo iremos decidir quem serão nossos governantes e, portanto, como será o nosso futuro.

    
Agora é hora de curtir a Copa. Agora é hora de curtir a beleza desse esporte, cheio de criatividade, o mais querido e difundido em todo o mundo.
    
Meu conselho é que você aproveite a Copa para continuar repensando o Brasil, nossas tradições, nossas necessidades e nossas aspirações e torça para que sejamos um dia campeões mundiais de honestidade, segurança, educação, saúde, preservação do meio ambiente e ainda campeões mundiais da alegria e da felicidade. Se conseguirmos ser no futebol também, melhor ainda.

    
Pense nisso. Sucesso!
 
*Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Informações adicionais: www.marins.com.brwww.twitter.com/professormarins,  www.facebook.com/programaprofessormarins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.