CI

Opinião: Fortalecendo a base para aprimorar a gestão

"Começamos o ano de 2012 sob o prisma de uma nova fase na Aprosoja, com grandes desafios a serem superados"



Por Carlos Henrique B. Fávaro*

Começamos o ano de 2012 sob o prisma de uma nova fase na Aprosoja, com grandes desafios a serem superados. Para esta gestão que começa agora, conversamos com nosso principal público, os produtores de soja e milho de Mato Grosso, e definimos em conjunto quais seriam as prioridades para a atuação da entidade. Desse diagnóstico pudemos desenhar as metas para os próximos dois anos. Nosso compromisso é solidificar a base de nossa atuação para podermos dar passos cada vez mais largos rumo ao futuro. Afinal, toda grande obra começa pela fundação.


É com esse olhar voltado para o produtor que estamos fortalecendo nossos laços com o associado, pois é ele quem vive a cada instante esta experiência que é produzir grãos, superando obstáculos e fazendo deste Estado o líder nacional em produtividade de soja. A comunicação será uma ferramenta fundamental para isso, pois a ideia é que todos colaborem com a Aprosoja, atualizando-se sobre o andamento dos trabalhos e anseios do campo e gerando demandas para pautar nossa atuação.

Trabalharemos nesta nova gestão com uma administração mais descentralizada. Cada membro da Diretoria terá seu papel, com autonomia e responsabilidade. Nossa intenção é que tenhamos na gestão da Aprosoja todas as características de excelência que encontramos nas lavouras de Mato Grosso, reconhecidas nacional e mundialmente pela sua eficiência. Tudo isso trabalhando em paralelo com o fortalecimento das relações com outras entidades do segmento agropecuário, que tanto adiciona a nossa experiência, possibilitando um ganho de força.

Essa eficiência será fomentada pela Aprosoja a partir do fortalecimento do nosso programa Soja Plus, que orienta e qualifica os produtores rurais sobre as responsabilidades sociais, trabalhistas e ambientais. Em 2012, vamos ampliar o Soja Plus, aumentando o raio de abrangência por todo o Estado e enfocando a área de segurança no trabalho e legislação ambiental – uma forte demanda dos nossos associados. Uma das novidades será a distribuição de kits aos produtores compostos por placas de advertência, adesivos e formulários de controle para serem utilizados nas propriedades. Ainda neste ano, novos profissionais chegarão para compor o corpo técnico do programa e serão implantadas 21 propriedades modelos, que serão utilizadas como pontos de disseminação de experiências aos produtores.


A parceria com nossos associados, entidades do setor e parlamentares também será nossa base para buscar soluções para o maior gargalo do agronegócio em Mato Grosso: a logística. A mobilização para resolver esse problema será tratada como prioridade número um nesta gestão, por meio de ações como o fortalecimento do Movimento Pró-Logística, o acompanhamento em tempo real da execução das obras e o estreitamento do diálogo com os governos federal, estadual e municipal. Esta última ação é primordial para que o Poder Executivo conheça quais são as obras prioritárias sob a ótica de setor produtivo.

Não custa lembrarmos novamente da previsão da Organização das Nações Unidas (ONU), que aponta para a necessidade de alimentarmos em 2050 nove bilhões de pessoas no mundo. Para atender a essa demanda, precisamos dobrar a nossa produção de alimentos até lá. A aproximação entre a Aprosoja e seus associados, compartilhando idéias e se mobilizando pelo mesmo ideal, é um grande passo para nos tornarmos protagonistas neste processo.

*Carlos Henrique B. Fávaro é produtor rural e presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.