CI

Opinião: O incrível poder da imaginação

"A cada dia que passa a ciência vem confirmando o incrível poder da imaginação para o ser humano"


Por Luiz Marins

A cada dia que passa a ciência vem confirmando o incrível poder da imaginação para o ser humano. Em primeiro lugar é preciso lembrar que o ser humano é o único animal comprovadamente dotado do poder de imaginar, ou seja construir quadros mentais independentes da realidade concreta. Assim, é também o único animal capaz de planejar a longo prazo com base nessa sua capacidade de imaginar como as coisas podem acontecer.

Autores modernos estão redescobrindo antigos ensinamentos que se referem ao poder da imaginação para a construção de uma vida feliz, mais segura, mais confiante e, portanto, com mais sucesso. Era isso que Cristo salientou quando disse: “Portanto, Eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá”. (São Marcos, capítulo 11, versículo 24). Esse “crer que já recebeu o que se está pedindo”, é imaginar. Quem tem fé, imagina com a certeza que sua fé lhe proporciona. A imaginação, portanto, é uma das forças mentais mais poderosas do ser humano, afirmam hoje médicos e cientistas que vêm se dedicando com mais afinco ao estudo da mente.

Assim, para usar esse poder você deve criar em sua mente imagens positivas de si próprio, de sua vida, de seus negócios, das pessoas com quem convive e trabalha. Deve imaginar situações de sucesso, de vitória, agindo como se já tivesse conseguido aquilo que deseja. Isso é o que chamamos de Entusiasmo, cuja palavra tem origem em Théos que quer dizer “Deus” em grego. Entusiasmada é aquela pessoa que acredita pela fé que tem Deus dentro de si e isso a faz acreditar, imaginar-se vencedora, enfim, agir com entusiasmo.

Muitos leitores acharão este texto fora de propósito ou de contexto. Mas é preciso acreditar e testar o que os estudos mais modernos vêm nos dizendo ao retomar conceitos tão antigos como, por exemplo, os da própria Bíblia e outros livros sagrados da antiguidade. A imaginação forte, com imagens vivas e positivas faz com que muitos problemas possam ser enfrentados com mais serenidade e foco. Mais do que uma simples sugestão, a imaginação utilizada de maneira correta e positiva pode levar você ao sucesso pessoal e profissional, tendo uma vida alicerçada em valores elevados, que o conduzirão a uma vida realmente feliz.

Pense nisso. Sucesso!
 
Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 500 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.
Informações adicionais: www.marins.com.br, www.twitter.com/professormarins, www.facebook.com/programaprofessormarins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.