CI

Opinião: Terceirize seus pontos fracos

Todos nós, profissionalmente, temos pontos fortes e pontos fracos


por *Luiz Marins

Todos nós, profissionalmente, temos pontos fortes e pontos fracos. Temos coisas nas quais somos bons, temos facilidade e prazer em fazer e coisas nas quais não somos bons, não temos facilidade e nem prazer em fazer. Ninguém consegue ser excelente em tudo.

O conselho é para que você, profissionalmente, reforce seus pontos fortes e “terceirize” seus pontos fracos. Terceirizar significa deixar que outras pessoas façam aquilo que você não faz bem.

Reforçando seus pontos fortes, você de bom passará a ótimo e de ótimo a excelente e será reconhecido por seus identificadores positivos - as coisas que faz bem e cada vez melhor. Muitas pessoas passam a vida toda lutando com seus pontos fracos, tentando fazer coisas que não sentem prazer em fazer e nem mesmo têm habilidade para fazer. Assim, elas acabam reforçando seus pontos fracos em vez de reforçar seus pontos fortes. Essas pessoas têm a ilusão de querer ser excelente em tudo e com isso, na verdade, acabam sendo “mais-ou-menos” em tudo, pois que não reforçando seus pontos fortes jamais serão excelentes naquilo em que já são boas.

É preciso ter a humildade de reconhecer nossas fraquezas profissionais e, obviamente, buscar sempre o nosso aperfeiçoamento. Mas, jamais podemos nos esquecer de reforçar nossos pontos fortes.

É claro que estou escrevendo isto tudo em relação à nossa vida profissional e não em relação à nossa vida pessoal, ao nosso comportamento. Não há desculpa alguma para que não corrijamos nossos defeitos, pequenos e grandes e para não darmos toda a energia para nos livrar de nossos pontos fracos em nossa conduta, comportamento e atitudes.

O que quero dizer é que, profissionalmente, é preciso ter a sabedoria de deixar que outras pessoas façam aquilo que não sabemos fazer bem, ao mesmo tempo em que devemos reforçar em nós, as coisas que fazemos bem. Aprenda, pois, a terceirizar seus pontos fracos.

Pense nisso. Sucesso!
 
*Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Tem 25 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 500 vídeos e DVDs publicados; Empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Seus programas de televisão estão entre os líderes de audiência no Brasil. Segundo a imprensa especializada e consultorias, o Prof. Marins está entre os mais requisitados palestrantes do país.
Informações adicionais: www.marins.com.br, www.twitter.com/professormarins, www.facebook.com/programaprofessormarins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.