CI

Origem do frango domesticado é identificada

Galinhas são as aves mais populosas do mundo


Foto: Pixabay

Uma grande equipe internacional de pesquisadores identificou a origem do frango domesticado. Em seu artigo publicado na revista Cell Research, o grupo descreve o extenso estudo genético que realizaram e o que aprenderam com ele. 

Até agora, a origem do frango domesticado permaneceu em debate, embora muitos no campo tenham suspeitado que começou em algum lugar na China (por volta de 7500 aC) e envolveu uma ou mais subespécies de pássaros vermelhos da floresta. Recentemente, pesquisadores afirmam ter encontrado evidências de pássaros originários do norte da China e do Vale do Indo. Os pesquisadores com este novo esforço contradizem essa descoberta, relatando evidências de uma origem no sudoeste da China, norte da Tailândia e Mianmar. Em qualquer caso, uma vez que o pássaro foi domesticado, todos concordam que ele foi transportado e criado em todos os continentes, exceto na Antártica. 

É importante entender as galinhas: elas não apenas representam as aves mais populosas (elas superam as outras espécies em um número muito grande), mas também representam a maior fonte de proteína animal na dieta humana. Eles também desempenharam um papel importante na história da migração humana. 

Os pesquisadores conseguiram usar os dados resultantes para reconstruir onde as galinhas foram domesticadas: partes do sudoeste da China, norte da Tailândia e Mianmar. Eles também descobriram que os pássaros que eventualmente evoluíram para a moderna galinha doméstica eram originalmente uma subespécie de galinha vermelha chamada Gallus gallus spadiceus.  

Os dados também mostraram que depois que as aves foram levadas para outras partes da Ásia, elas foram cruzadas com outras aves da floresta vermelha e também com outras espécies de pássaros da floresta. Os pesquisadores também descobriram que galinhas domésticas foram separadas de Gallus gallus spadiceus entre 9.500 e 3.300 anos atrás, muito mais tarde do que quando começou a primeira domesticação. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.