CI

Os Fundos para manter o agricultor no campo

“Precisamos cada vez mais permitir ao agricultor, renda", afirma o Deputado Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo e membro efetivo da Frente Parlamentar da Agropecuária


“Precisamos cada vez mais permitir ao agricultor, renda. Nós já estamos cansados de encaminhar negociação de dívida e o agricultor também, com certeza, está apreensivo com isso.” Esta foi à afirmação do Deputado Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo e membro efetivo da Frente Parlamentar da Agropecuária. Segundo Zonta, para que se evite esta situação instável, precisamos de disponibilidade de crédito, sim, o maior volume possível, mas tem que ter garantia de renda. “Se não tiver garantia de renda, nós vamos ter cada vez mais aumentado o êxodo rural,” assegura o deputado.
 
 Zonta aponta dois temas que são fundamentais - além do crédito e do juro -, um é fazer com que o agricultor não tenha que comprometer a família, a esposa, os filhos, a propriedade para garantir empréstimos que ele vai buscar pra custeio e investimento. Neste caso a proposta é que o governo edite e crie um fundo garantidor para o agronegócio, podendo garantir os financiamentos para os agricultores e suas cooperativas com esse fundo de aval do governo federal, como acontece com a micro e pequena empresa.
 
Deputado Zonta lembra que esse é um dos grandes desafios para ser constituído já em 2009. Acoplado a isso, está sendo discutido o fundo de catástrofe que é o segundo tema importante, conforme Zonta. “Se nós temos um recurso para dar garantia do financiamento, nós precisamos um recurso, também, para dar garantia do seguro da lavoura. E o fundo de catástrofe é exatamente para poder subsidiar o seguro agrícola na sua plenitude, para poder garantir que numa intempérie o produtor vai receber não só o financiamento - o valor que ele aplicou -, mas a expectativa de colheita que ele tem, com isso, garantindo a safra”, complementa Deputado Zonta.
 
A maior preocupação é evitar que toda hora tenha que se recorrer a renegociação de banco, de dívida, e isso acabe levando a família do agricultor a ir embora do campo, justamente pelo desestímulo da falta de renda . Para Zonta, estes dois fundos, o fundo garantidor e o fundo de catástrofe, complementam o alicerce da nossa agricultura e pecuária.

Fonte: Assessoria Deputado Zonta

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.