CI

Os novos desafios do Pronatec do Senar


A oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um desafio e uma oportunidade para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) levar mais conhecimento ao campo e profissionalizar de forma mais ampla os trabalhadores rurais com capacitações a partir de 160 horas.


Em 2013, vai oferecer um número maior de vagas para atender novas entidades (demandantes) interessadas nos cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec do Senar. E para fechar o planejamento para 2013, o Senar vai participar nos dias 4 e 5 de dezembro de 2012 do Encontro Redes de Educação Profissional e Tecnológica e Demandantes da Bolsa-Formação Pronatec, organizado pelo Ministério da Educação (MEC). A ideia do MEC é aproximar ofertantes e demandantes para cruzar ofertas e demandas do Pronatec.

Para a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa, essa vai ser uma oportunidade para o Senar divulgar sua oferta de cursos, mostrar sua capacidade operacional e grande capilaridade em todo País. "Uma boa calibragem entre ofertantes e demandantes vai possibilitar e potencializar o atendimento das necessidades de capacitação do setor rural. O Senar acredita que construir conjuntamente o cenário da qualificação profissional rural é o melhor caminho".


No encontro do MEC, o Senar vai participar de mesas redondas e grupos de trabalho, onde vai ser possível fazer ajustes nas ofertas dos cursos e na pactuação do Pronatec para 2013.

No final do mês de novembro, os gestores do Programa nas Administrações Regionais do Senar se encontraram em Brasília (DF) para compartilhar experiências e planejar. "Foi um encontro com característica técnica, em que conseguimos tirar dúvidas sobre o Sistema do MEC e organizar nossas ações para levar aos jovens do campo a oportunidade de se profissionalizar e melhorar a renda," destaca a coordenadora do Pronatec do Senar na Administração Central, Janei Resende.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.