CI

Os preços ao produtor em relação à curva sazonal

Analisando a evolução de preços do boi, suíno e frango vivos é possível constatar que o desempenho em 2016, não vem sendo muito diferente


Analisando-se a evolução de preços do boi, suíno e frango vivos no decorrer dos cinco primeiros meses do ano (maio corrente: resultados preliminares) é possível constatar que - considerada a média dos três produtos – o desempenho em 2016, embora inferior, não vem sendo muito diferente daquele observado a partir do traçado de uma curva sazonal (média de 15 anos, entre 2000 e 2015).

Assim, exceto por uma brevíssima retomada no mês de março (que apenas neutralizou a forte baixa enfrentada em fevereiro), os preços de 2016 seguem em queda, como na curva sazonal. E se, pela curva sazonal, alcançam nesses cinco meses valor médio 2,2% acima da média do ano anterior, neste ano esse valor, ainda que negativo, se encontra apenas 3,4 pontos percentuais abaixo da média sazonal.

Vale notar, entretanto, que esse desempenho vem sendo assegurado apenas pelo boi e pelo frango. Pois este, por exemplo, alcança valor médio cerca de 2,6% superior à média de 2015, enquanto o preço médio do boi está 5,6% acima da média do ano passado.

Dispensável dizer que esses “ganhos” são ridículos. De toda forma indicam uma situação menos ruim que a do suíno, cujo preço médio neste ano se encontra 11,2% abaixo da média de 2015 quando, pela curva sazonal, deveria ter alcançado, no mínimo, valor muito próximo ao da média do ano anterior.

De toda forma, neste momento do ano, as esperanças se reacendem. É que, pela curva sazonal, maio corresponde ao fundo do poço, situação que se aplica às três espécies. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.