Os usineiros intensificam a moagem de cana


Agronegócio

Os usineiros intensificam a moagem de cana

Por:
1 acessos

Com a antecipação da colheita da cana-de-açúcar no Centro Sul do Brasil em um mês, a moagem ganhou ritmo acelerado. Até a semana passada 57 usinas tinham iniciado a safra. Segundo a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), ao final de abril cerca de 75 unidades devem estar operando.

A antecipação se deve ao acordo de fevereiro entre usinas e o governo federal para aumentar a produção de álcool no decorrer deste ano. Pelo compromisso, usineiros terão que produzir 600 milhões de litros de álcool até o dia 30 de abril.

Somente o estado de São Paulo produzirá 400 milhões de litros de álcool em abril. Segundo informações da Unica, 350 milhões de litros já estão garantidos por contratos firmados com usineiros. Durante todo o ano, o estado terá que produzir 8,8 bilhões de litros de álcool, dos quais 97% já estão garantidos por contrato. Entre as usinas da região Centro-Sul que anteciparam a moagem destacam-se a Cevasa, a Catanduva e o Grupo Zillo Lorenzetti, de São Paulo; a Itamarati, do Mato Grosso; Alcovale , do Mato Grosso do Sul; Disa, do Espírito Santo; Coocarol, FB e Grupo Santa Terezinha, do Paraná.

Na opinião de Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da Unica, o cumprimento dos contratos de antecipação da produção de álcool permitirá que o governo retome com segurança, o percentual de anidro na gasolina para 25% em junho, em comparação com os 20% atuais.

Produção na Rússia

As indústrias de açúcar da Rússia produziram 335 mil toneladas de açúcar refinado em março, 36% a menos que o volume de igual período do ano passado, segundo o Comitê Federal de Estatísticas. Entre janeiro e março a produção somou 890 mil toneladas, caindo 22% sobre o primeiro trimestre de 2002.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink