CI

Osmar Amaral: entusiasta do agronegócio morre aos 95 anos

Fundador da Nortox inovou durante a sua trajetória, como a produção de glifosato, que consolidou a empresa


Foto: Divulgação

Aos 95 anos de idade, o fundador da Nortox, Osmar Amaral deixa grandes histórias e contirbuições para a agricultura brasileira .Osmar foi um guerreiro incansável. Desbravou caminhos, bateu de frente com empresas gigantes de outros países, quebrou patentes e fez da Nortox a maior empresa brasileiro de agroquímicos. 

A trajetória de Osmar Amaral está diretamente ligada ao desenvolvimento da agricultura brasileira. Ele nasceu no dia 30 de janeiro de 1925, em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. Como toda boa história, a de Osmar Amaral também começou com um sonho.

Osmar Amaral experimentou, empreendeu, inovou e tentou outros caminhos, antes de fundar a Nortox. Ele serviu na Aeronáutica, durante a Segunda Guerra Mundial, na base militar de Natal (RN). Depois, vendo uma foto de revista, entusiasmou-se e foi para São Paulo com a ideia de ser pioneiro na implantação de um supermercado no Brasil. 

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa, a Nortox foi registrada na Junta Comercial em 14 de abril de 1954 e começou com um só produto no catálogo, destinado a combater a broca do café. Em seus primeiros anos, a empresa operou em instalações alugadas. A partir de 1957, passou a funcionar na sua primeira sede própria, também em Apucarana. Porém, paralelamente ao uso de pesticidas, as novas tecnologias introduziram o uso cada vez maior de fertilizantes químicos, o que levou Amaral a considerar também a viabilidade de entrar nesse mercado. Uma das primeiras necessidades era identificar uma ampla área plana, entre a rodovia e a ferrovia, que possibilitasse a construção de um desvio ferroviário para receber e despachar a matéria-prima e o fertilizante ensacado. Foi assim que se deu início, em 1967, na construção da atual fábrica no distrito de Aricanduva, município de Arapongas, norte do Paraná. A inauguração ocorreu em 1968.

Da venda do inseticida em pó, misturado com talco nas polvilhadeiras, à moagem do inseticida, ao herbicida trifluralina e, enfim, ao glifosato, que consolidou a Nortox, Osmar Amaral deixou em tudo a marca de um empreendedor de visão e ágil, largando na ponta em momentos decisivos do agronegócio brasileiro. Hoje a Nortox é a maior empresa brasileira de agroquímicos e a única do segmento no Brasil a atuar em três plataformas de negócios: defensivos agrícolas, microfertilizantes granulados e sementes híbridas de milho e sorgo.

Osmar deixa sua esposa Dirce Amaral, cinco filhos, além de netos e bisnetos. A empresa a longos anos tem a gestão do filho mais jovem Humberto Amaral.

O fundador do Portal Agrolink, Antonio Borges ressalta grandes momentos, como a história do café e seu controle de Pragas e da evolução da soja teve a presença criativa e corajosa de Osmar Amaral. A história da soja, o plantio convencional com a tecnologia de Trifluralina e a grande mudança ambiental e tecnologica do plantio direto com o glifosato, encontrou grande disputa industrial e tecnologica com a Monsanto. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.