Ouriços-do-mar podem ser produzidos em aquacultura
CI
Imagem: Pixabay
PORTUGAL

Ouriços-do-mar podem ser produzidos em aquacultura

Projeto está sendo realizado em Portugal
Por: -Leonardo Gottems

Um projeto realizado em Portugal está tentando tornar viável a produção de ouriços-do-mar na aquicultura por meio de um modelo integrado de cultivo. A iniciativa está sendo desenvolvida pela Universidade de Coimbra e busca primar pela rentabilidade e pelo baixo impacto no meio ambiente. 

“Tornar viável a produção de ouriços-do-mar em aquacultura, de forma rentável e com reduzido impacto ambiental, é o objetivo de uma equipa de investigadores do Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente”, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, afirma a instituição em comunicado desta quarta-feira. 

Os especialistas disseram que irão desenvolver um modelo integrado de cultivo em cativeiro da espécie mais abundante em Portugal, a Paracentrotus lividus, no âmbito do projeto Optimização dos Processos de Produção de Ouriço-do-mar. “Considerado por muitos o ‘caviar’ da costa portuguesa, o ouriço-do-mar tem elevado valor comercial e a sua procura tem vindo a aumentar exponencialmente na perspectiva da gastronomia gourmet”, sublinha o comunicado, indicando que “as gónadas (ovas) do ouriço-do-mar são muito apreciadas”. 

Isso porque, a procura das ovas do ouriço-do-mar, tanto em Portugal como no mercado internacional, tem provocado “a intensificação da apanha, muitas vezes de forma desregrada”, indica a instituição. A resposta à crescente procura “assenta em espécimes provenientes do meio natural, a intensificação da captura tem levado ao esgotamento de stocks, com impactos negativos consideráveis nos ecossistemas”, afirma no comunicado o coordenador do projeto, Tiago Verdelhos. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.