Outubro marca o início da estação chuvosa em Dourados e região

Agricultura

Outubro marca o início da estação chuvosa em Dourados e região

Volume de chuvas registrado em Dourados foi de 192 mm, 34% a mais do que a média histórica mensal de outubro que é de 143 mm
Por:
34 acessos

Dados do Guia Clima, de Embrapa Agropecuária Oeste, revelam que até o dia 21 de outubro, o volume de chuvas registrado em Dourados foi de 192 mm, 34% a mais do que a média histórica mensal de outubro que é de 143 mm. A média histórica de dados da Embrapa, em relação a Dourados, revelam que o outubro mais chuvoso da série histórica ocorreu em 1995, quando choveu 285 mm. Seguido de 1987, quando foi registrado 275 mm. Já, o terceiro outubro mais chuvoso da séria histórica data de 2002, com 245 mm.

Outras localidades - Já, no município de Ivinhema, em 2017, no mês de outubro foi registrado 214 mm de chuva em outubro. Esse ano, porém até o dia 17 de outubro, a chuva média mensal foi de 159 mm. Enquanto em Dourados, o percentual foi superior ao da média histórica, em Ivinhema o valor ainda está 25% abaixo do volume registrado em 2017.
Em Rio Brilhante, a média mensal de outubro, dos últimos cinco anos estabelecem o volume de 125.7 mm de chuvas. Em 2018, a chuva mensal acumulada até 21 de outubro foi de 105.4 mm, ou seja, 16% menor.

Convém destacar que ainda faltam 10 dias para o fim do mês de outubro, e que esses números ainda devem sofrer alterações. “Está chovendo muito, porém em diversos anos anteriores também choveu muito nessa época do ano. Assim, as chuvas estão dentro da normalidade da época”, destacou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink