CI

Ovinocultura será discutida no próximo dia 4


A ovinocultura será um dos assuntos discutidos durante a Exposição de Pequenos Animais (Expopeq) e a 7ª Feira de Produtos da Agricultura que acontecem entre os dias quatro e sete de abril, no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A pauta do ciclo de palestras sobre ovinocultura que será na quinta-feira (4) inclui assuntos como lucratividade, manejo de cordeiros cruzados em confinamentos, medicamentos clandestinos proibidos e vários outros. 


Sempre em busca de qualificação os ovinocultores mato-grossenses já superaram várias dificuldades e têm contribuído para a evolução da cadeia produtiva em todo o estado. O zootecnista, criador e membro da Ovinomat, Paulo de Tarso conta que a sanidade do rebanho já é um problema superado. "Apesar da superação ainda temos falta de assistência técnica e extensão rural".

Recentemente a cadeia produtiva superou mais uma dificuldade que era a falta de plantas frigoríficas para abate de ovinos em Mato Grosso. Com a instalação de uma indústria em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá e a outra em Alta Floresta, a 800 quilômetros da Capital, tudo ficou mais fácil para o criador. "Ainda é pouco, mas já ajuda. Antes tínhamos que mandar os animais para outro estado para serem abatidos", diz o criador de ovinos da raça Santa Inês, em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, José Mário Silva.


Segundo Paulo de Tarso outra dificuldade superada foi o gargalo da comercialização. "A nossa em 2012 foi maior que oferta". O próximo desafio é manter uma escala de abate equilibrada e constante. "Para isso é preciso investir no aumento do rebanho".

Ciclo de palestras sobre ovinocultura - quinta-feira (04.04)
8h30 - Medicamentos Clandestinos e Proibidos - palestrante Marcelino Pessoa (Mapa)
9h30 - Lucratividade da Ovinocultura - palestrante - Elton Bock
10h30 - Intervalo
10h45 - Instalações e Problemas - palestrante - Elton Bock
Intervalo almoço
13h30 - Manejo de Cordeiros Cruzados em Confinamento - palestrante - Luciano Cabral (UFMT)
14h30 - Manejo de Ovinos em Condições de Pastejo na Realidade de Mato Grosso - palestrante - Luciano Cabral (UFMT)
15h30 - Intervalo
16h30 - Ovinocultura em Mato Grosso - palestrante - Paulo de Tarso (Sedraf)
17h00 - Encerramento com Leandro Soares (Ovinomat)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.