CI

Ovinos doados pela Embrapa ajudarão na prática profissional de alunos do IFRR

Os animais faziam parte do rebanho da Embrapa no Campo Experimental Água Boa


Os animais faziam parte do rebanho da Embrapa no Campo Experimental Água Boa

A Embrapa Roraima realizou em setembro a doação de sete ovinos (um carneiro e seis ovelhas) da raça Barriga Negra ao Campus Amajari, do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Os animais faziam parte do rebanho da Embrapa no Campo Experimental Água Boa e agora integrarão a Unidade de Produção de Pequenos Ruminantes do Instituto, ajudando no desenvolvimento de aulas práticas ofertadas por diversos cursos do Campus.

Para Otoniel Duarte, Chefe-geral da Embrapa Roraima, os ovinos doados representam uma importante ferramenta de aprendizado para os alunos do Campus Amajari. "Esses animais serão estratégicos para um planejamento de pesquisa, com a formação de uma vitrine de produção, que atenderá tanto os estudantes quanto os criadores da região".

O Diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros, explica que a doação ajudará a estruturar os ambientes de aprendizado, uma vez que o Campus ainda é novo, com apenas seis anos de funcionamento. "Agradecemos a Embrapa por mais uma vez contribuir para a prática profissional dos nossos alunos".

Conheça a raça

O Barriga Negra é uma raça originária da Ilha de Barbados, no Caribe, introduzida em Roraima pelas fronteiras da Venezuela e Guiana. São animais de pequeno porte, indicados para criação em propriedade familiar e para o cruzamento com raças de maior porte.

A Embrapa Roraima iniciou o plantel dos ovinos em 1980, selecionando e comprando reprodutores de fazendeiros da região. A Unidade mantém atualmente um Núcleo de conservação da raça com cerca de 120 animais. O espaço busca a preservação das características raciais e de diversidade genética dos ovinos para a realização de pesquisas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.