CI

Ovo x Milho: poder de compra do avicultor apresenta nova desvalorização em abril

Preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou desvalorização de 0,6%


Foto: Marcel Oliveira

Em abril o preço médio recebido pelo produtor na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou desvalorização de 0,6% sobre o mês de março, enquanto na comparação com o mesmo período do ano passado apresentou índice positivo de 9,1%.

A saca de milho, por sua vez, apontou valorização de 7% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento acentuado de quase 80%.

Com a desvalorização mensal na caixa de ovos e aumento no valor de aquisição da saca de milho, houve nova piora no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.

Assim, enquanto em março foram necessárias 14,8 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em abril essa quantidade subiu para quase 16 caixas, significando piora de 7,2% no poder de compra. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 9,7 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 39,3%. Ou, 38,7% em relação à média histórica de 9,8 caixas.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de maio apontam para uma necessidade de 16,8 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando perdas que permanecem expressivas em relação ao mês anterior, ao ano passado e à média histórica.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.