CI

Ovo x Milho: queda mensal no poder de compra do avicultor

Em agosto o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) sofreu queda mensal de 3,5%.


Em agosto o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) sofreu queda mensal de 3,5%. Mas, em relação ao preço médio alcançado em agosto do ano passado, o incremento chegou a 44%. 

Por outro lado, o milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, teve leve aumento mensal alcançando a média de R$45,91, registrando 0,5% de evolução. De toda forma, o incremento em relação a agosto do ano passado superou os 56%.

Assim, em agosto, com a redução no preço do ovo e leve alta na cotação do milho, foi preciso maior volume de ovos para adquirir o cereal, gerando piora de 4% na capacidade mensal de compra. Em doze meses a queda no poder de compra do avicultor chega a 7,7%. 

Entretanto, já são dois meses seguidos acima da média histórica do período 2010/2015. Assim, enquanto lá, em agosto, houve necessidade de 10,2 caixas de ovos para adquirir uma tonelada de milho, neste ano, a média esteve em 9,8 caixas.

Em setembro a evolução de preços até o momento indica nova queda mensal. Por outro lado, pode ser melhor que o poder de compra obtido em setembro do ano passado. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.