CI

Paraná bate recorde na produção de ovos em 2023

O estado registrou a produção de 434 milhões de dúzias


Foto: Pixabay

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná se destacou na produção de ovos de galinha em 2023. O estado registrou a produção de 434 milhões de dúzias, representando um aumento de 7,1% em relação a 2022 e alcançando o maior resultado já registrado na série histórica.

A nível nacional, o Brasil produziu um total de 4,21 bilhões de dúzias, apresentando um aumento de 2,7% em comparação ao ano anterior. Esse número representa o maior valor já registrado na série histórica da pesquisa, marcando mais um ano de recorde de produção.

A produção de ovos aumentou em 21 dos 26 estados com granjas enquadradas no universo da pesquisa. Os estados que tiveram os aumentos mais expressivos foram o Paraná, com um acréscimo de 28,82 milhões de dúzias, seguido por Goiás (+15,11 milhões de dúzias), São Paulo (+9,27 milhões de dúzias), Minas Gerais (+8,23 milhões de dúzias) e Mato Grosso (+8,00 milhões de dúzias).

São Paulo lidera a produção nacional, abrangendo 26,4% do mercado, seguido pelo Paraná com 10,3%, Minas Gerais com 8,8% e Espírito Santo com 8,0%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.