Ovos: expansão na produção; apesar da crise no abastecimento de milho

Agronegócio

Ovos: expansão na produção; apesar da crise no abastecimento de milho

A produção de 778,8 milhões de dúzias de ovos de galinha no 3º trimestre de 2016 representou “um recorde na série histórica iniciada em 1987”
Por:
242 acessos

Nas palavras do IBGE, a produção de 778,8 milhões de dúzias de ovos de galinha no 3º trimestre de 2016 representou “um recorde na série histórica iniciada em 1987”. Na verdade, a principal marca da produção brasileira de ovos tem sido, exatamente, os recordes sucessivos. Basta observar, no gráfico abaixo, a curva de evolução da produção desde janeiro de 2007 até setembro último – quase 10 anos. 

Ou seja: o crescimento tem sido praticamente contínuo e só interrompido (temporariamente) por fatores alheios à atividade, mas que impedem a manutenção da produção. Por exemplo, a carência e/ou o alto custo das matérias-primas para alimentação. Como ocorreu em anos anteriores e se repetiu, de forma dramática, em 2016.

Mesmo assim, o setor fechou os três primeiros trimestres do corrente exercício sem apresentar recuos na produção. Pelo contrário, superando-se trimestre após trimestre. Assim, completa os nove primeiros meses de 2016 registrando aumento de 5,36% sobre os mesmos nove meses do ano passado.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink