CI

Ovos pode auxiliar pessoas com diabetes

A vitamina D está relacionada com a insulina


Foto: Divulgação

Adotar um estilo de vida saudável é crucial para pessoas com diabetes, incluindo exercícios regulares e uma alimentação equilibrada. Isso envolve a redução de alimentos ultraprocessados, gorduras saturadas e trans, substituindo açúcares por adoçantes. Iniciar as refeições com alimentos ricos em fibras, como vegetais e proteínas, especialmente ovos preparados de diversas maneiras, pode ajudar na regulação da glicemia. 

De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, o ovo destaca-se como uma fonte excepcional de proteínas e gorduras saudáveis, contribuindo para retardar a absorção de glicose, reduzir a secreção de insulina, promover a saciedade e até mesmo reduzir a pressão arterial, conforme evidenciado por estudos, como o Framingham Offspring Study Adults.

A diabetes, uma doença crônica que afeta milhões no Brasil, é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue devido à insuficiente produção de insulina ou à sua utilização inadequada. Com mais de 13 milhões de diabéticos no país, destaca-se a importância de estratégias alimentares eficazes no controle da glicemia, tema relevante que levou à criação do Dia Mundial do Diabetes em 14 de novembro. Em indivíduos saudáveis, a insulina regula os níveis de glicose, sendo crucial controlar a ingestão de carboidratos simples e aumentar o consumo de verduras, legumes e alimentos integrais.

“As vitaminas do complexo B estão envolvidas no metabolismo energético que favorece a utilização de carboidrato; já a vitamina D, presente no ovo está associada a uma melhor sensibilidade à insulina. Além disso, os carotenoides, como luteína e zeaxantina, encontrados nos ovos, exercem ação antioxidante, protegendo os olhos de complicações relacionadas à diabetes, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Dada a complexidade da gestão da diabetes, o papel do ovo na dieta emerge como uma estratégia valiosa. Não apenas como um aliado na modulação da glicemia, mas como uma fonte nutricional completa, rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes. A capacidade do ovo de retardar a absorção de glicose, reduzir a secreção de insulina e promover a saciedade o torna um recurso valioso na busca por uma vida mais saudável. Sua versatilidade na promoção da saúde metabólica, aliada à praticidade de preparo, faz com que o ovo não seja apenas uma escolha valiosa na dieta dos diabéticos, mas também uma opção enriquecedora para a população em geral, promovendo uma alimentação equilibrada e funcional”, diz ela.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.