Países assinam acordo para buscar novos mercados de soja

Agronegócio

Países assinam acordo para buscar novos mercados de soja

O acordo foi assinado pelo Brasil, EUA, Argentina e Paraguai na sexta-feira
Por: -Redação
2 acessos

A comitiva formada pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (Seder) e Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs) assinaram na última sexta-feira (15-12) um acordo de cooperação com americanos, argentinos e paraguaios para busca de novos mercados à soja. O termo foi assinado na Índia, país que cresce a taxas anuais de quase 10% e é visto como um mercado promissor para soja. Os norte-americanos desenvolvem na Índia um trabalho de marketing para aumentar o consumo da oleaginosa entre os indianos. Os sul-americanos foram convidados para conhecer in loco o projeto.

Os próximos passos do acordo serão discutidos por uma Comissão formada em cada país. No Brasil, o vice-diretor administrativo da Aprosoja/MT, Ricardo Arioli da Silva coordenará os trabalhos. “Esse momento foi histórico. Agora existe uma frente de trabalho dos produtores de soja dos quatro países que assinaram acordos, Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos. Estes países juntos representam praticamente 90% da produção de soja mundial”, comemora Arioli.

A delegação é formada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural do MT, Cloves Vettorato, presidente da Aprosoja-MT, Rui Prado, diretor administrativo, Ricardo Tomczyk, diretor tesoureiro, Eraí Maggi, vice diretor administrativo, Ricardo Arioli Silva, e diretor tesoureiro do Facs, Valdir Corrêa da Silva. A equipe visita hoje o porto de Rotterdã, na Holanda, maior portal de embarque da soja brasileira na Europa, e deve chegar à Cuiabá, Mato Grosso, nesta terça-feira (19-12). As informações são da assessoria de imprensa da Aprosoja/MT.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink