CI

Países em desenvolvimento são principal fonte de crescimento agrícola

Especialistas do IICA comentam resultado de pesquisa

Especialistas do IICA comentam resultado de pesquisa de prospecção do Departamento de Agricultura dos EUA
 
O comando do crescimento agrícola do mundo nos próximos 10 anos está nas mãos de países em desenvolvimento, é o que apontou informe Outlook 2012 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) e cujas implicaçoes para América Latina e Caribe foram discutidas por especialistas do Instituto Interamericano do Cooperação –ara a Agricultura (IICA).

“O Outlook acontece desde 1923 e é um instrumento que permite não só aos Estados Unidos, mas todas as Américas tomar decisões sobre os caminhos que devem seguir a agricultura”, explicou o Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos.

As projeções do crescimento econômico nos países em desenvolvimento, associado ao seu crescimento populacional, à diversificação de suas comidas e a um ambiente de menor volatilidade nos preços implicará em um aumento da demanda dos produtos agrícolas, em especial de proteínas como a carne e frango. Entretanto, as políticas que promovem o aumento da produtividade e o uso da superfície agrícola em países como Argentina e Brasil, contribuirão para que estes países junto com Rússia, Índia e China se convertam nos principais atores do comércio internacional.

Atualmente, os oito cultivos agrícolas mais importantes (Soja, Arroz, Trigo e Outros cereais) mundialmente contam com uma área plantada recorde. Isto significa que sua produção, pela primeira vez em muitos anos, alcançará tanto para abastecer o consumo como para responder às exigências, o que terá efeito positivo na estabilidade dos preços internacional a curto prazo.

“Há uma demanda recorde que contribuirá para o aumento, se considerar-se que para 2021 a população dos países em desenvolvimento representará 82% da população mundial”, destacou o chefe do Centro de Análises Estratégico para a Agricultura do IICA, Rafael Trejos.

Leia mais comentários sobre o documento aqui
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.