CI

Países protestam contra subsídio europeu ao trigo


A Austrália, o Brasil e a Índia informaram que o subsídio para a exportação de trigo praticado pela União Européia (UE) pode gerar mais ajuda para os produtores da região, instigando os Estados Unidos a apoiarem suas exportações e minando os esforços para suspender as doações. A Comissão Européia (CE), o braço executivo da UE, concordou em 20 de janeiro em subsidiar 2 milhões de toneladas de exportações de trigo pela primeira vez desde junho de 2003. Uma colheita abundante no Leste Europeu e a desvalorização do dólar ante o euro reduziu os preços para os produtores.

"Há uma forte possibilidade de sermos confrontados novamente com novos subsídios à exportação e então corremos o risco de que os EUA possam querer avançar a prática de créditos de exportação", disse David Spencer, embaixador da Austrália para a Organização Mundial do Comércio (OMC). A UE e os EUA se comprometeram no ano passado a suspender gradualmente a prática de conceder créditos e subsídios à exportação de produtos agrícolas, que aumentou os preços domésticos, a uma data a ser negociada como parte das conversações na OMC.

A Austrália, o Brasil e o Canadá e 14 outros governos, conhecidos coletivamente como o Grupo de Cairns, criticaram o apoio da UE durante as conversações na OMC sobre redução das barreiras fronteiriças agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.