CI

Palha de trigo preserva e prepara o solo

Solo nutrido e preservado viabiliza colheitas sem intervalos



Foto: Canva

Por Mônica Vieira.

A evolução das tecnologias empregadas na agricultura acontece rapidamente no Brasil.

Cada dia é um novo avanço,  abrindo caminhos para uma melhor gestão das lavouras para retirar da terra todo potencial produtivo. 

No plantio do trigo, por exemplo, técnicas aparentemente simples tem, muitas vezes, um papel crucial para que os ganhos cheguem ao agricultor sem intervalos, porque ele está sempre de olho adiante; na próxima colheita mas de modo que a preservação do solo, seja encarada como uma preocupação necessária. 

Dos modos rudimentares que hoje são feitos com apoio tecnológico está a cobertura vegetal nas lavouras. A palha do trigo jogada no campo pelas colhedoras, gera inúmeros  benefícios, principalmente é feita uma boa cobertura; preserva  a temperatura e a umidade do solo, além de fazer o controle de plantas daninhas. 

Cobrindo o solo  agricultor consegue  fazer o controle de erosão, manutenção e incremento de matéria orgânica, preservação da biologia do solo, mantém um aporte seguro de nitrogênio e ajuda a diminuir a compactação do solo. 

A colhedora de grãos é a principal forma de espalhar a palha no solo, pois realiza essa tarefa simultaneamente com a colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.