Pão de Açúcar define segmentos para lançar produtos com marca própria
CI
Agronegócio

Pão de Açúcar define segmentos para lançar produtos com marca própria

Por:

O grupo Pão de Açúcar, a maior varejista do país, já definiu os segmentos em que pretende lançar produtos com as suas marcas próprias. Os próximos alvos da rede são o leite longa vida, mercado liderado pela Parmalat, maionese e atomatados, categorias em que Unilever predomina. As marcas próprias, além de fidelizar os clientes, são a principal arma das redes de supermercados para desafiar a supremacia das marcas líderes, conhecidas no varejo por "20/80", as vinte maiores indústrias que respondem por 80% das vendas.

Esta será a primeira vez que o grupo terá sua própria marca de leite longa vida, mercado que movimentou R$ 2,7 bilhões em 2002. Neste setor, a líder é a italiana Parmalat. Segundo Rodolpho Freitas, diretor de marcas próprias do Pão de Açúcar, a varejista está negociando com um pool de laticínios, do qual fazem parte a Italac, CCL e Nilza. A falta de fornecedores sempre foi um empecilho para a marca própria de leite longa vida, devido aos grandes volumes vendidos neste setor. A varejista planeja lançar marca própria para as suas três bandeiras : Extra, Comprebem/Barateiro e Pão de Açúcar.

Em alguns itens, como arroz, papel higiênico e mesmo iorgurtes, o grupo Pão de Açúcar afirma que já detém a liderança nas gôndolas, desbancando os líderes em vendas. "Na maioria dos produtos, somos líderes ou vice-líderes", diz Rodolpho Freitas.

No entanto, em alguns segmentos - como produtos de higiene e limpeza, refrigerantes e café - as varejistas enfrentam uma forte resistência às marcas próprias, diante dos pesados investimentos em marketing das marcas líderes e à desconfiança dos consumidores em comprar produtos de procedência desconhecida. Neste ano, o grupo começou a entrar mais firme nestes mercados. Há dois meses, o Pão de Açúcar lançou sua marca própria de sabão em pó, onde a Unilever detém cerca de 70% do mercado. Daqui para frente, a empresa também planeja entrar na briga de creme dental, desafiando a Colgate Palmolive e a Unilever.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink