Paracatu/MG recebe o 41º Agroex nesta terça-feira

Agronegócio

Paracatu/MG recebe o 41º Agroex nesta terça-feira

Objetivo é estimular os agentes do agronegócio participarem mais no mercado internacional
Por:
1710 acessos
Evento tem como objetivo estimular os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional


Interessados em participar do 41º seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex), que ocorre em Paracatu (MG), nesta terça-feira, 21 de junho, já podem se inscrever pelo site www.agricultura.gov.br ou no próprio local do evento. O seminário é promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem como objetivo estimular os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional.

O analista de Comercio Exterior do Ministério da Agricultura, Adilson Farias, salienta a importância do seminário, realizado sete vezes ao ano. “O Agroex foi criado em 2006 e já levou informações ligadas à exportação a mais de dez mil participantes no Brasil. Nossa expectativa é informar mais duas mil pessoas em 2011”, afirma.

Trata-se de uma oportunidade para informar os produtores de que é possível obter sucesso nas exportações de outros produtos, além das commodities, como, por exemplo, a abóbora cultivada em Paracatu, que é exportada para a Argentina.

Durante o seminário serão abordados temas como as oportunidades e os desafios para a exportação do agronegócio brasileiro, a importância das indicações geográficas como estratégia de agregação de valor, o serviço de inspeção federal para produtos de origem animal, além dos requisitos sanitários e fitossanitários no processo exportador.

Podem participar do Agroex os produtores rurais e representantes de cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores e instituições de apoio ao agronegócio.

Exportações

Minas Gerais tem uma participação bastante significativa no agronegócio brasileiro. Produtos como café, complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais e farinha se destacam entre os produtos exportados pelo Estado mineiro no mês de maio deste ano.

O complexo soja, por exemplo, exportou 181 mil toneladas em maio deste ano. Se comparado com o mesmo período do ano passado, percebe-se uma variação positiva de 48,7 % no volume embarcado. As carnes produzidas em Minas também obtiveram aumento. Foram exportadas 31 mil toneladas enquanto, em maio de 2010, o volume foi de 26.7 mil toneladas.

Serviço:
Abertas inscrições para o 41º Agroex
Data: 21/06/2011, às 8h
Local: Câmara Municipal de Paracatu
Endereço: Praça JK, 449 - Centro - Paracatu – MG

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink